domingo, 11 de janeiro de 2009

Nos limites...

Hoje tive o prazer e desde já agradeço a loja “Carreiro & Comp. Lda” que me emprestou uma Stumpjumper Elite de suspensão total para teste durante 2 dias.
O dia começou com alguns problemas pois estava previsto ir conhecer mais uma parte “trilhos” da ilha com os amigos das bikes mas por motivos de serviço não consegui sair a horas de estar onde estava combinado, então decidi ir só fazer um teste no circuito que habitualmente faço 2 horas. (Stª Rita/Pinhal da Paz/Batalha/Lagoa/Arrifes/Fajã de Cima/Stª Rita)

Vamos então a apreciação do desempenho da máquina, como estava sozinho decidi fazer um teste nos limites a mim próprio e também nas partes comparáveis com a bike que tenho (rígida), pois a descer esta máquina tem a grande vantagem de uma suspensão dianteira de 100mm/120mm/140mm pois a minha só tem 100mm, e um amortecedor central com três níveis (aberto/semi-aberto/bloqueado). Mas o teste que eu queria fazer era em subida e plano com mudanças rápidas de andamentos para verificar a capacidade de resposta e posso dizer que fiquei bastante satisfeito pois não era a ideia que tinha deste tipo de bikes. E com a configuração o mais próximo de uma rígida (bloqueio a 100mm e total frente/trás) a bike é bastante semelhante a uma rígida o que me surpreendeu. Apesar de se notar um pouco o amortecedor central (coisa mínima) a bike responde bastante bem nas situações de mudanças de ritmo já muito próximo do limite para o limite máximo. Se bem que para o XC estas bikes não sejam “de todo aconselháveis”, pois o seu peso e até a geometria não esteja de acordo com os parâmetros ditos “normais”, mas o topo de gama ai já será outra coisa pois com hipótese de bloquear no guiador deve ser muito bom…e desde já fico com a vontade de um dia poder experimentar uma Epic…

Agora passo a parte de descida e ai digo que o conforto é no mínimo um convite para adquiri uma destas máquinas de suspensão total…sem duvida muito bom. Fiz algumas descidas e gostei do conforto e fiz também a dita cuja descida da “batalha” e apesar de uma ou duas curvas não feitas como devem de ser lá correu mais ou menos, mas com diz o ditado “não é quem quer é quem sabe” e digo agora aqui o que me disseram um dia destes acerca de uma outra prova. Quem vence a Batalha merece ser campeão da vertente de XC. Com a qualidade de percurso que a Batalha apresenta poderia muito bem ser o circuito ideal para se disputar o título de Campeão Regional de XC? Quem sabe daqui a uns anos…

2 comentários:

Igor Furnas disse...

Pela lama que está na bike parece que te aplicaste no teste :p

jormed disse...

Foi exactamente a testar uma stumpjumper que me rendi à suspensão total... precisamente a testar na batalha... e dificilmente voltarei atrás, pois a eficácia e o prazer que me proporcionam uma bike de suspensão total são imensos.

A stump é mais all-mountain. A epic é outra loiça para quem pretende ter o conforto de uma suspensão total e a eficácia de uma bike de XC puro e duro.

A Batalha com mais uns metros de trilhos na zona baixa nos pastos reúne todas as condições para uma prova de maior calibre.

Não diria que quem vence na Batalha merece ser campeão, mas quem anda bem na Batalha, tem condições para disputar os lugares cimeiros em muitas provas.